domingo, 21 de agosto de 2011

The Girl Is Mine - Mais um Capítulo do Livro Thriller - A Vida e a Música de MJ

... Felizmente, o gosto de Quincy por material de qualidade estava em ação na seleção de "Girlfriend" de McCartiney para Off the Wall. Agindo como intermediário entre o ex-Beatle e Michael, Quincy descobriu uma  uma música com várias linhas melódicas inteligentes que apelava à neninice natural de Michael e ao mesmo tempo extraía seu lado emocional no final.
... Depois de Off the Wall, McCartiney e Michael finalmente se conheceram e criaram um laço. Trabalharam juntos em várias canções, das quais a que mais se destaca é "Say Say Say", composta por McCartiney e produzida por George Martin, que conduzira todas as gravações clássicas dos Beatles, e "The Girl Is Mine", escrita por Michael e produzida por Quincy. Em certo sentido, as duas músicas são continuações da "Ebony and Ivory", porque ambas juntaram um dos maiores astros pop mundiais dos anos de 1960 com um astro negro, que o Beatle tratava como igual, o que era uma ideia quase radical no mundo segregado do pop. 
O clipe de "Say Say Say", uma produção elaborada que mostrava os dois astros como artistas itinerantes, e a letra de "The Girl Is Mine", com ambos disputando verbalmente uma garota, eram explícitas declarações antirracistas que mereciam ser feitas no começo da era Reagan. "The Girl", primeiro single saído de Thriller e lançado em outubro de 1982. Foi um sucesso pop, mas recebido com muitos resmungos por afro-americanos nada impressionados com a suposta defesa de namoros interraciais da canção e seu aparente afastamento da grande música dançante de Off the Wall.
   No fim, o aspecto mais significativo da parceria entre Paul McCartiney e Michael Jackson não teve nada a ver com a música que os dois produziram juntos. Embora Michael tivesse convivido durante anos com Berry Gordy e outros inteligentes empresários da música, foi foi uma conversa descontraída com McCartiney que o inspirou a estudar a edição de música como fonte de renda, antecipando um negócio que seria o mais importante da sua vida.
   Aqui é necessário introduzir um pequeno antecedente dos Beatles. 
Em 1963. McCartiney, Lennon e seu agente, Brian Epstein venderam seus direitos de edição para Northern Songs para não ter de pagar uma grande parcela de sua renda em impostos britânicos. Eles continuariam a receber os direitos autorais diretamente, mas os direitos patrimoniais (os outros 50%) seriam filtrados pela proteção contra impostos da Northen Songs.
A estratégia contra os impostos funcionou bem durante seis anos, até o famoso empresário Lord Lew Grade (foto ao lado) fazer uma oferta pelo controle da Northen Songs que deu certo em parte, porque McCartiney e Lennon não conseguiram chegar e um acordo sobre como impedir a jogada da Grade.
Em certo sentido, isso foi ótimo para os Betles, porque a campanha agressiva de Grade aumentou o valor das ações em quase sete vezes. Em outro, o fato de não poderem controlar todos os aspectos de seu clássico catálogo irritou aqueles dois homens inacreditavelmente bem-sucedidos.
   Michael entrou em cena em 1985, quando a editora dos Beatles, então parte das mais de 4 mil músicas do catálogo da ATV Music, foi colocada no mercado. Desse total, apenas cerca de 200 canções eram dos Bestles. Aparentemente, McCartiney estava tentando ficar apenas com as músicas dos Beatles quando Michael embolsou a ATV por 47,5 milhões de dólares. Obviamente, essa jogada comercial ardilosa e agressiva não foi boa para a relação entre Michael e McCartiney.
Com o catálogo da ATV (que também incluía composições de Buddy Holly e Sly Stone) gerando faturamento a partir de filmes e comerciais, as canções se tornaram o sustento financeiro de Michael pelo resto de sua vida. Fãs puristas dos Beatles se preocupavam com a possibilidade de Michael licenciar músicas do grupo para comerciais vagabundos de TV  (medo que se tornou real quando "Revolution" foi vendida para uso em um comercial da Nike em 1987). Mas, no geral, ele teve respeito pela música, e a música foi boa para ele. Em 1995, Michael Recebeu da Sony 95 milhões de dólares por metade de suas ações da ATV, e alguns anos antes de sua morte as canções da ATV foram usadas como garantia para um empréstimo de 270 milhões de dólares concedida pelo Bank of America. É uma estranha ironia que Michael tenha financiado o estilo de vida grandioso de seus últimos anos em grande medida com renda gerada por canções criadas pelos fãs de R&B Lennon e McCartiney. 
Leia outras páginas aqui:
http://michaeljacksonbreakingnewspow.blogspot.com/2011/06/michael-jackson-ganha-biografia-escrita.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário