segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

SIEDAH GARRETT

'Michael, você é e será para sempre o fio de voz aveludada, tão enredadamente tecido na trilha sonora da minha vida. Sua música, talento, coração e alma sensibilizaram cada célula do meu ser. Mais do que o suficiente para durar uma vida. Você é mágico. E eu sentirei a sua falta. Possa sua alma vibrante repousar em paz eterna. Você mudou minha vida, e por isso eu o amarei para sempre.' by Siedah


Mensagem que abre o site oficial de Siedah Garret


Difícil acreditar que se passaram foi mais de duas décadas, desde que Man In The Mirror nasceu. Esta é uma pequena viagem de volta a esse tempo. É uma homenagem à lenda que foi e sempre será Michael Jackson. E para os compositores que escreveram este hino para ele.

Era outono de 1987 e eu tinha apenas recentemente conseguido convencer a Academia Nacional de Compositoresde nomear-me como editor do que era então essencialmente um boletim e calendário de eventos, SongTalk. Meu objetivo desde o início foi convidar maiores compositores do mundo para sentar-se para entrevistas em profundidade sobre a arte e o ofício da composição.

Estávamos na esteira do surpreendente Thriller de Michael Jackson. O mundo estava, naturalmente, extasiado e enlevado pela paixão pura que era Michael, e outros compositores perceberam o fato de que além de ser talvez o maior artista que este país tem conhecido, ele também havia se tornado um grande e sério compositor.

Então eu comecei a sondar Miko Brando - o filho de Marlon e principal homem de Michael - para marcar uma entrevista com Michael, que se concentraria apenas em suas canções e composições. Não era para ser. Eu até chamei os advogados de Michael e as pessoas no escritório de Quincy Jones, os quais ficaram impressionados com a nossa ousadia, mesmo pedindo, mas nenhum dos quais poderia configurar a entrevista.

Sabíamos que Michael tinha trabalhado no seguimento de Thriller, de novo a ser produzido por Quincy, e soubemos que Michael tinha gravado uma canção escrita por uma bela mulher e vocalista incrível chamada Siedah Garrett, que co-escreveu a letra de Man in The Mirror com Glen Ballard.  Ambos começaram a trabalhar, sabendo que precisavam de algo que não só soasse como um sucesso, mas também com uma letra com conteúdo. Juntos, eles criaram uma canção que seria para sempre ligada a Michael.

Michael não era apaixonado apenas pela música, mas também pela beleza com que a alma de Siedah cantava no demo (na verdade, ela canta a música com tanta paixão e pureza de intenção, como Michael também o fez), que ele imediatamente convidou-a para cantar um dueto com ele em sua canção I Just Não pode Stop Loving You. Michael também queria que ela o orientasse pessoalmente nas sessóes de Man In The Mirror, como sua guia vocal, porque ele queria cantar como ela tinha feito na gravação do demo.

(No ano seguinte Siedah, Glen e Michael co-escreveram a música 'Keep The Faith')

Então, conseguimos arranjar uma entrevista com ambos: Siedah e Glen. Ela era genuína e animada como uma criança, pois para um compositor, era como ter ganho na loteria. Foi um sonho realizado.

Bluerailroad: Como é a sensação de ser empurrada tão completa e intensamente para a ribalta?

Siedah Garrett: É incrível. Eu fui empurrada para a ribalta tão rapidamente. Este nível de atenção da mídia é tão novo para mim. Nunca mais pude sair para fazer compras. Nem tenho mais tempo para almoçar. Meu tempo não me pertence mais. Estou muito ocupada fazendo coisas como escrever e gravar.

BluerailroadMan In The Mirror tem uma melodia longa e rica. Tem quatro seções - o verso, refrão ponte, e tag. Você e Glen escreveram tudo de uma vez?

Siedah: Na verdade, sim. Tudo veio de uma vez. Normalmente ele vai por etapas. Temos uma sessão de gravação inicial, na qual chegamos com todas essas ideias e desvios de ideias a partir de variações musicais. E nós também iniciamos uma ideia lírica a partir desse ponto. Então eu a levei para casa, eu embelezei a letra e Glen embelezou a música. Então nos encontramos novamente e colocamos todas as partes juntas.

Bluerailroad: De onde vem o título?

Siedah: Tive-o durante cerca de um ano. Eu tenho um livro de anotações e quando ouço coisas que eu gosto, eu as anoto. Quando eu vou para a casa de Glen, eu ouço o que ele tem para tocar enquanto folheio minhas anotações. E se alguma coisa me chama a atenção, algo que funcione bem com sua música, nós usamos.

Bluerailroad: Quando você veio com essa frase - Man In The Mirror - você sabia como você iria utilizá-la em uma canção?

Siedah: Sim. Quando esse título veio a mim, eu já conhecia o conceito por trás da música inteira.

Bluerailroad: Você escreveu com Michael em mente?

Siedah: Sim. Quincy [Jones] pediu-me qualquer coisa de uma street music para uma balada. Então eu percebi que eu quase tinha a rédea solta.

Bluerailroad: Eu sei que você se encontrou com Michael então - ele ouviu a música primeiro?

Siedah: Sim. Tivemos a demo da música feita em uma noite de sexta-feira. Sabendo que o escritório de Quincy Jones estariam fechados até segunda-feira, liguei (para Quincy) e disse: "Eu não posso esperar até segunda-feira." Ele me disse para trazer a fita. Eu o fiz. Quatro horas mais tarde - quatro horas! - Ele me chamou. Ele disse: "Baby, a canção é grande. É muito boa. Mas..." Eu disse: "Mas o quê?" E ele disse: "Eu não sei. Venho trabalhando com Michael por dois anos. E ele tem ainda que aceitá-la."

Três dias depois eu recebi um telefonema de Quincy e ele me disse que Michael amou a música e queria gravá-la. Eu gritava! Não era possível acreditar nisso. Então ele disse que Michael teve uma grande ideia para o fundo, ele pensou em ter Winans e Andre Crouch no coro.

Poucos dias antes da sessão eu recebi um telefonema de Quincy. Ele me disse que Michael queria estender a 'ponte' e precisava de algumas letras novas para ele. E ele estava tentando me dizer a mensagem que deveria estar nessas novas letras. Ele dizia: "Michael quer assim e assim", e então, no fundo eu ouvia, [suave e agudo]"Mmmrrrmmrr ..." E era Michael, sabe?

Isso durou pouco tempo, com Quincy traduzindo para Michael. Finalmente, Quincy diz: "Espera aí" e coloca Michael Jackson no telefone. Estou em casa cozinhando o jantar, certo? E por dentro eu estava assim "OH MY GOD! É MICHAEL JACKSON! " Mas no telefone eu estava assim: [suave e friamente]: "Sim, Michael?" Muito legal, sabe?

Ele disse: "Eu amo a sua música e eu acho que você tem uma grande voz."

Eu disse: "Uau. Muito obrigada! Obrigada por fazer isso, cara! "[Risos]

Assim, Michael me disse o que ele queria e eu partí em busca da resposta para seu dilema na 'ponte'. Eu vim com três ideias diferentes no papel. Mas então a música acabou por ser tornar muito longa e eu nunca as usei. Por isso o demo era muito bonito com a exceção da 'mudança de chave'.

Bluerailroad: Muitas vezes as 'mudanças' são bregas, mas esta funcionou tão bem, especialmente na palavraChange.

Siedah: É isso! Ela funciona realmente. É como dar um up! .

(Nota deste blog: Michael fez seis 'pontes' diferentes para a música)

Bluerailroad: Qual é a sensação de que uma canção que fale sobre mudar sua própria vida tenha realmente mudado tão profundamente a sua vida?

Siedah: É irônico, não é? Eu não posso lhe dizer quão feliz eu sou. Eu sou feliz. As coisas estão indo tão bem. Meus planos não eram tão grandes. O plano de Deus é grande!

Bluerailroad: Falando em Deus, eu soube que quando Michael perguntou-lhe de onde você teve a ideia para a música, você disse que pediu a Deus por ela.

Siedah: Minha resposta a ele foi que "eu perguntei por ela." Eu não mencionei Deus porque eu não sabia onde ele se situava, em relação à religião. Mas ele sabia do que eu estava falando.

Bluerailroad: E você pediu a Deus - esta é a verdade?

Siedah: É pura verdade de Deus! Eu disse: "Eu quero escrever uma canção para Michael Jackson." Desde que eu queria Michael soubesse quem eu era, eu pensava em minha mente: "O que posso dizer-lhe e que ele não teria medo de dizer ao resto do mundo?" E esta canção veio. [Bate palmas e ri.]

Bluerailroad: Quando ele pediu-lhe para cantar o dueto com ele?

Siedah: Ele veio como uma surpresa total. Quincy me ligou depois que eu tinha trabalhado com ele fazendo os vocais de fundo para Man In The Mirror para voltar ao estúdio, para fazer mais trabalho. Mas quando cheguei lá, fiquei surpresa ao descobrir que não havia mais ninguém no estúdio, mas Quincy, Michael e eu. E a música que eles estavam trabalhando não era Man In The Mirror. Era uma canção que Quincy tinha me dado uma fita para ouvir. Mas eu não tinha ideia - eu faço muitos vocais em demos para Quincy, de modo que este não era nada incomum. Então, Quincy disse:

- Você tem a fita, certo? Você estudou a música?

- Claro, eu sei a música.

- Bem, vá lá e cante-a.


Eu vou para a cabine: há dois stands de música. Michael Jackson está de pé, um deles na frente de um microfone e não há outro microfone para mim. Esta é a primeira vez que eu percebi o que estava acontecendo. Sobre a partitura ela disse: "Michael, Siedah, Michael, Siedah, etc" Eu disse: "Wow! Eu entendo."

Bluerailroad: Bem, quando você conseguiu a fita demo - era Michael cantando?

Siedah: Sim. Eu deveria ter sabido que havia algo estranho, porque, claro, eu sei que era a voz de Michael. Mas eu não a coloquei junto.

Bluerailroad: Você e Michael fizeram os vocais ao mesmo tempo ou em separado?

Siedah: Fizemos juntos. Foi emocionante. Mas veja, Michael é engraçado. Ele tem um verdadeiro sentido de humor aguçado. O que me surpreendeu, porque você ouve todas essas histórias sobre o quão estranho ele é. Acho que ele sentiu relaxado comigo porque eu não estava impressionada com ele quando nos conhecemos. Eu estava tipo: "Então, Michael, o que está acontecendo?" Acho que ele se sentiu à vontade.

Bluerailroad: Nenhum comportamento estranho de sua parte?

Siedah: Bem, se eu estava conversando com Quincy e ficávamos sérios, por algum motivo, Michael jogava castanha de caju e amendoim contra nós. Enquanto eu conversava com Quincy os amendoins voavam.(Risos) Você sabe, o dueto é uma canção de amor muito séria. E quando eu estava fazendo meu verso, Michael estava fazendo caretas para me atrapalhar. Quincy dizia: "Siedah - vamos lá! Você está segurando o álbum inteiro!" E eu estava em apuros!

Outra vez eu vim para o estúdio à espera de estar a sós com Michael. E havia todas essas pessoas lá - técnicos e pessoal do filme. Talvez 50 deles. Eles estavam fazendo um documentário sobre o making of de Bad. E seu macaco estava lá. Bubbles. Entrei no estúdio e o macaco caminha até mim e caminha até a minha perna e descansa no meu quadril. Foi estranho.

Então eu retirei o macaco [risos] e esses dois caras abriram uma enorme caixa de metal, mais alta do que eu. Era a cobra. E esse cara segurou uma parte da cobra tão grande quanto minha coxa! Eu não queria ver o resto, então eu me desculpei. Michael entrou na sala onde eu vi e disse [em voz baixa]:

- Eu percebi que quando tiraram Muscles para fora você se afastou.

- Eu apenas não estou a fim de cobras.

- Ah, você só (gosta de) frangos.

- Sim. Quando vejo as cobras, eu penso em bolsas, cintos e sapatos, sabe?


[Risos]

Bluerailroad: Também soube que quando Michael ouviu o demo de vocês cantando Man In The Mirror, ele disse que queria cantar como você.

Siedah: Isso foi um elogio elevado. Nós tínhamos acabado a parte que tinha que corrigir no dueto então eu estava me preparando para sair. Eu estava arrumando e ele disse:

- Onde você está indo?

-Não está tudo feito? Não é essa história, cara?

- Não. Estamos nos preparando para fazer Man In The Mirror, e eu preciso de você para ficar porque eu quero cantar como você. 


Foi ótimo. Eu fiquei. Era como se eu estava produzindo.

Bluerailroad: Quincy foi levando as sessões ou Michael foi igualmente envolvido na produção?

Siedah: Quando eu estava lá, Michael estava fazendo vocais, então ele não estava produzindo. É difícil produzir o seu próprio vocal. Não sei como era quando eu não estava lá.

Bluerailroad: Você viu como Michael se preparava vocalmente para as sessões?

Siedah: Sim. Ele passava duas horas com Seth Riggs [o treinador vocal]. Infelizmente, a US $ 50 por hora, Seth é um pouco fora do meu alcance.

Bluerailroad: Você sabia que o seu dueto com Michael em I Just Can't Stop Loving You era para ser o primeirosingle do álbum?

Siedah: Eles não me disseram até dois dias depois. Quincy disse que ouviu a canção com os olhos fechados e ele não poderia dizer quem era quem - eu ou Michael. Ele disse que eu o deixei um pouco nervoso. Então eu voltei e mudei um pouco. Eu não planejei soar como ele, você sabe. Eu queria soar como eu mesma!

Bluerailroad: Quando você e Glen escreveram Man In The Mirror, vocês compreenderam o quão importante e especial ela era?

Siedah: Sim. Eu sabia que era especial. Assim o fez Glen. Você meio que sabe. Mas eu não tinha certeza se todos gostariam. Mas eu tive um sentimento muito bom sobre isso no dia em que a escrevemos. Quando eu saí da casa de Glen no dia em que o escrevenos, nós nos abraçamos e dissemos: "Cara, há algo sobre isto." Sabíamos disso.

by Bluerailroad - a Magazine of  The Art

Extraído do texto: SIEDAH GARRETT: Behind the Man In The Mirror * Working with Michael Jackson
Fonte: http://bluerailroad.wordpress.com/siedah-garrett-behind-the-man-in-the-mirror-working-with-michael-jackson/Cartas para michael

Nenhum comentário:

Postar um comentário