domingo, 5 de fevereiro de 2012

DR. PATRICK TREACY (01)

Dr. Patrick Treacy em trabalho humanitário na África

Dr. Patrick Treacy, médico dermatologista altamente conceituado de Dublin (Irlanda) e também um humanitarista, teve a oportunidade de conhecer Michael Jackson por trás da fama. Ele conheceu o Michael Jackson Humanitário.

'Conheci Michael após seu julgamento em Santa Maria, quando ele estava morando na Irlanda (2006-2007)' conta Treacy.
Michael tinha procurado pelo médico para que ele o ajudasse a cuidar de suas condições dermatológicas. A partir daí, uma relação profissional e uma bela amizade floresceu.
'De maneira rápida nós compartilhamos ideais humanitários e um amor pelo continente Africano. Na verdade, suas primeiras palavras para mim foram: 'Obrigado por tudo o que você está fazendo pelo povo da África.'

Fiquei surpreso quando ele tirou uma velha revista do bolso, que tinha um artigo que eu tinha escrito em 1992, detalhando algumas das minhas experiências aonde eu entrava em aldeias vazias em rota pela África. Eu tinha chamado a história de O Silêncio das Savanas.

O artigo abordava os meus movimentos em viajar ao Quênia, por meio da Tanzânia e Zâmbia em rota para a África do Sul, onde eu estava a trabalho como médico.'

Michael foi especialmente tocado pelo artigo de Treacy, que descreve a paisagem da África e as cidades desertas devastadas pela praga.

Aqui está um trecho do artigo:
As noites no Quênia são encantadoras. É quando o sol tem uma luz de cor vermelho profundo antes de se definir. Mulheres vestidas de cangas e com os pés descalços agitam a poeira à medida em que pegamos o caminho de volta para casa, à noite. Conforme cai o crepúsculo, correm riachos de cor escarlate no horizonte e sobre as silhuetas das árvores de acácia nas encostas em torno de nós. Esta é a magia imutável na paisagem da África e é nosso sinal de que já viajamos o suficiente por este dia. Nos voltamos para o mato para encontrar alguma sombra e montar acampamento.
À distância, podemos ouvir algumas vozes de uma manyatta vizinha e o som de cães latindo perturba o silêncio do crepúsculo. Depois passamos por muitas aldeias vazias, lojas abandonadas e cabanas vagas que são um testemunho da destruição e do poder da praga pelo caminho que seguimos. Há uma aura sobre estas aldeias desertas e nos ventos que agitam as gramíneas das savanas eu fico na expectativa de ouvir o barulho dos cães a ladrar, ou os sons distantes de crianças brincando... mas não chega som nenhum.

'Sabe, eu chorei quando li.' disse Michael com uma compaixão genuína em sua voz. 'Nós temos que fazer alguma coisa juntos pelo povo da África.'

'Com isso, começamos a planejar um concerto em Ruanda' diz Treacy.

Michael sabia de um antigo aeródromo que poderia ser alugado para realizar o show e ele se ofereceu para levar Treacy em seu avião para encontrar com Nelson Mandela pessoalmente:

'Ele sabia que eu estava envolvido em sua luta pela liberdade. A missão de Michael é claramente visível para aqueles que tomam, por um momento, um olhar mais profundo. Ele queria curar o mundo, mostrar o amor a todos que cruzassem o seu caminho, bem como aqueles cujos caminhos ele propositadamente começasse. Como ele mesmo declarou, para continuar a amar e ajudar as pessoas da maneira como disse Jesus.

Michael era profundamente cristão e acreditava que os atos privados de caridade somente são considerados virtuosos se não forem feito para que os outros admirem. Nós devemos lembrar de Mateus 06:01 quando Jesus diz: Tenha cuidado para não fazer seus atos de justiça na frente dos outros, para serdes vistos por eles. Se fizer isso, você não terá nenhuma recompensa do Pai nos Céus.

Michael, impulsionado por sua fé, permaneceu fiel a esses princípios bíblicos, e é por isso que ele fez muitas de suas doações em segredo, sem câmeras ou cobertura da imprensa.'

Além de sua paixão pela humanitarismo, Treacy considerava Michael um amigo:

'Eu tinha Michael como um amigo. As qualidades de amizade incluem a honestidade, a capacidade de ser solidário em tempos de crise e na realização dos objetivos, estar atento e adaptável, mas acima de tudo envolve confiança. No entanto, Michael estava acima de tudo isso. Ele esperava confiança e respeito por causa de sua bondade inerente, mas nem sempre as pessoas lhe retornavam.'

Treacy usa um exemplo  para explicar seus sentimentos de amizade com Michael:

'No budismo há uma existência iluminada conhecida como bodhisattva. Nesta condição uma pessoa decide adiar a realização do nirvana, a fim de aliviar o sofrimento dos outros' afirma Treacy.

O médico sente isso muito bem ao descrever o tipo de pessoa que era Michael. Renunciar à sua própria felicidade para ajudar a curar os outros e ao planeta.

'Eu tenho a sorte de ter encontrado alguns desses visionários: Nelson Mandela, Madre Teresa, Bono, John Lennon e Michael Jackson. Apenas cinco pessoas em quase meio século. Apenas o suficiente para contar nos dedos de uma mão. Cada um deles, intrinsecamente motivado por um sentimento de grande compaixão, gerando o máximo de benefício a todos os seres.

Eu conheci Lady Diana durante meados dos anos noventa, como médico e também estive na presença de Sua Santidade o Dalai Lama. Todas essas pessoas muito influentes, mensageiros globais usando seus poderes para tentar tornar o mundo um lugar melhor para cada um de nós. Nelson Mandela se colocou contra a injustiça doapartheid, Madre Teresa e Bono contra a injustiça da pobreza, John Lennon contra a injustiça da guerra, mas Michael Jackson foi mais longe.

Seu trabalho artístico realizou uma mensagem espiritual para com essas e todas as outras injustiças da raça humana ... racismo, desigualdade, fome, doenças e corrupção. Isso para mim era a personificação de Michael Jackson, o amigo.'

Treacy sente que a canção de Michael Man in the Mirror é uma auto-análise:

'Todos os grandes líderes espirituais passaram por um período de auto-análise de dúvidas e meditação. Eu sinto que este é parte de seu legado real.'

Estou começando com o homem no espelho. Estou pedindo a ele para mudar os seus caminhos; nenhuma mensagem poderia ter sido mais clara, se você quiser fazer do mundo um lugar melhor, dê uma olhada em si mesmo e faça uma mudançaMan in the Mirror

'Poucas pessoas agora se lembram que ele doou todo o dinheiro a partir da música que acabamos de mencionar acima para a caridade. Após a Victory Tour em 1984, ele doou sua parte de $ 5 milhões de lucros da turnê para a caridade. Em 1985, ele co-escreveu o single We Are the World com Lionel Richie e doou todos os lucros para ajudar os necessitados na África. Quase 20 milhões de cópias de We Are the World foram vendidas, tornando-se um dos singles mais vendidos de todos os tempos. O projeto levantou milhões para combater a fome.

Há dois tipos de mídia atualmente funcionando em nossa sociedade: O primeiro, como a BBC que abraça com objetividade e vê a sua função de fornecer documentários credíveis e comentários de notícias principalmente escrito para seus ouvintes e leitores. Este tipo de repórter profissional geralmente é desprovido de ter que agradar os anunciantes com alto volume de vendas, gestão de audiência televisiva) ou números de ABC.

O outro tipo de mídia escreve exclusivamente para agradar os anunciantes. Estes geralmente carecem de credibilidade e passam dos limites da legalidade. Suas fontes de informação muitas vezes não têm credenciais adequadas e podem ser incertas. Infelizmente, a maioria das pessoas em nossa sociedade ocidental é mal informada ou mal educada e às vezes pode não ser capaz de diferenciar entre os componentes subjetivos da credibilidade de uma fonte ou uma mensagem.

A mídia brinca com essas pessoas para gerar vendas de suas publicações. Para alcançar um alto volume, deve-se escrever sobre alguém que muita gente conhece. A ausência de regulamentação neste mercado conduz à difamação bruta de caráter e isso é legalmente mais fácil quando a pessoa em questão já é falecida.'

"Nota deste blog: Eu encontrei um outro texto do Dr. Patrick Treacy, chamado Os Pássaros da Liberdade. É uma bela leitura do seu trabalho humanitário e deixo aqui a indicação".

Fonte: http://www.reflectionsonthedance.com/InterviewwithPatrickTreacy.html/cartasparamichael

Nenhum comentário:

Postar um comentário